terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Op-Art "Arte Óptica"

=> op-art é um termo usado para descrever a arte que explora a falha do olho na ILUSÃO ÓPTICA.

=> simboliza um mundo em constantes mudanças.

=> suas obras em grande maioria são abstratas e usam apenas o branco e preto dando assim um efeito de movimento que podem ser de clarão e vibração ou até se deformam e incham.

=> HISTÓRIA:  
*_* A op-art nasceu e se desenvolveu nos Estados Unidos e na Europa em meados da década de sessenta. Esses termo foi empregado pela primeira vez na revista Times em 1965.
*_* Inicialmente essa arte foi chamada de “The Responsive Eye” (O olho que responde).

=> CARACTERÍSTICAS:
*_* a op-art com suas pinturas voluptuosas, brincam com nosso olhar. As cores são usadas com efeitos visuais como sobreposição, movimento e integração entre o fundo e o desenho principal. Os tons fortes, círculos e formas que nos transmitem movimento.

=>PRINCIPAIS ARTISTAS:
*_*Alexander Calder (1898-1976)- Criou os móbiles associando os retângulos coloridos das telas de Mondrian à ideia do movimento. Os seus primeiros trabalhos eram movidos manualmente pelo observador. Mas, depois de 1932, ele verificou que se mantivesse as formas suspensas, elas se movimentariam pela simples ação das correntes de ar. Embora, os móbiles pareçam simples, sua montagem é muito complexa, pois exige um sistema de peso e contrapeso muito bem estudado para que o movimento tenha ritmo e sua duração se prolongue.
Nome da obra: desconhecido

Nome da obra: Red Nose
            
*_* Victor Vassarely - criou a plástica cinética que se funda em pesquisas e experiências dos fenômenos de percepção ótica. As suas composições se constituem de diferentes figuras geométricas, em pretos e brancos ou coloridos. São engenhosamente combinadas, de modo que através de constantes excitações ou acomodações retinianas provocam sensações de velocidade e sugestões de dinamismo, que se modificam desde que o contemplador mude de posição. O geometrismo da composição, ao qual não são estranhos efeitos luminosos, mesmo quando em preto e branco, parece obedecer a duas finalidades. Sugerir facilidades de racionalização para a produção mecânica ou para a multiplicidade, como diz o artista; por outro lado, solicitar ou exigir a participação ativa do contemplador para que a composição se realize completamente como "obra aberta". 

Nome da obra: VEGA

 
Nome da obra: BYSS

Um comentário: