sexta-feira, 25 de março de 2011

quarta-feira, 16 de março de 2011

Pop-Art “Arte Pop”

=> op-art é um termo usado para descrever a arte que explora a falha do olho na ILUSÃO ÓPTICA.

=> simboliza um mundo em constantes mudanças.

=> suas obras em grande maioria são abstratas e usam apenas o branco e preto dando assim um afeito de movimento que podem ser de clarão e vibração ou até se deformam e incham.

=> HISTÓRIA:  
*_* A op-art nasceu e se desenvolveu nos Estados Unidos e na Europa em meados da década de sessenta. Esses termo foi empregado pela primeira vez na revista Times em 1965.
*_* Inicialmente essa arte foi chamada de “The Responsive Eye” (O olho que responde).

=> CARACTERÍSTICAS:
*_* a op-art com suas pinturas voluptuosas, brincam com nosso olhar. As cores são usadas com efeitos visuais como sobreposição, movimento e integração entre o fundo e o desenho principal. Os tons fortes, círculos e formas que nos transmitem movimento.

=>PRINCIPAIS ARTISTAS:
*_*Alexander Calder (1898-1976)- Criou os móbiles associando os retângulos coloridos das telas de Mondrian à ideia do movimento. Os seus primeiros trabalhos eram movidos manualmente pelo observador. Mas, depois de 1932, ele verificou que se mantivesse as formas suspensas, elas se movimentariam pela simples ação das correntes de ar. Embora, os móbiles pareçam simples, sua montagem é muito complexa, pois exige um sistema de peso e contrapeso muito bem estudado para que o movimento tenha ritmo e sua duração se prolongue. 



*_*Roy Liechtenstein (1923-1997) Seu interesse pelas histórias em quadrinhos como tema artístico começou provavelmente com uma pintura do camundongo Mickey, que realizou em 1960 para os filhos. Em seus quadros a óleo e tinta acrílica, ampliou as características das histórias em quadrinhos e dos anúncios comerciais, e reproduziram a mão, com fidelidade, os procedimentos gráficos. Empregou, por exemplo, uma técnica pontilhista para simular os pontos reticulados das historietas. Cores brilhantes, planas e limitadas, delineadas por um traço negro, contribuíam para o intenso impacto visual.

Com essas obras, o artista pretendia oferecer uma reflexão sobre a linguagem e as formas artísticas. Seus quadros, desvinculados do contexto de uma história, aparecem como imagens frias, intelectuais, símbolos ambíguos do mundo moderno. O resultado é a combinação de arte comercial e abstração.




*_* Andy Warhol (1927-1987). Ele foi figura mais conhecida e mais controvertida do pop art, Warhol mostrou sua concepção da produção mecânica da imagem em substituição ao trabalho manual numa série de retratos de ídolos da música popular e do cinema, como Elvis Presley e Marilyn Monroe. Warhol entendia as personalidades públicas como figuras impessoais e vazias, apesar da ascensão social e da celebridade. Da mesma forma, e usando, sobretudo a técnica de serigrafia, destacou a impessoalidade do objeto produzido em massa para o consumo, como garrafas de Coca-Cola, as latas de sopa Campbell, automóveis, crucifixos e dinheiro.
Produziu filmes e discos de um grupo musical, incentivou o trabalho de outros artistas e uma revista mensal.